União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP)

A USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo foi fundada em 5 de junho de 1947 durante o 1º Congresso Espírita Estadual. 

Tem por finalidade unir as Sociedades Espíritas no Estado de São Paulo, difundir o Espiritismo no seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico, realizar trabalhos que por sua natureza não possam ser realizados isoladamente pelas instituições. 

Para alcançar esse objetivo, a USE emprega um planejamento suas atividades, o que deve ser acompanhado por todos os órgãos. 

A USE é o resultado da união dos Centros Espíritas. Cerca de 1300 instituições espíritas formam a USE. As Sociedades Espíritas constituem a base da USE e são elas que deliberam sobre o destino do Movimento Espírita Estadual. 

A USE não impõe nem interfere nas atividades do Centro Espírita, mas sugere, orienta, aproxima e divulga experiências. A Sociedade Espírita unida sempre mantém sua autonomia. 

A da USE caracteriza-se pela descentralização das atividades através de unidades conhecidas por órgãos. São eles que viabilizam a unificação nas diversas regiões do Estado de São Paulo. Na Capital, os Centros Espíritas acham-se vinculados às USEs Distritais. No interior os órgãos de apoio e integração são as USEs Intermunicipais que compreendem uma região com mais de uma cidade, e as USEs Municipais com atuação limitada ao município cujo nome adota. Para coordenar os órgãos existem as USEs Regionais. A cada três anos é eleita uma Diretoria Executiva para atender as normas e deliberações emanadas dos órgãos superiores da USE e executar os atos administrativos necessários ao normal desenvolvimento das atividades da USE.